O site Inc. elaborou uma lista com algumas dicas de como se comportar no ambiente de trabalho, aprendidas de empregados mais experientes
Os jovens que estão acabando de entrar no mercado de trabalho podem se sentir um pouco deslocados e sem saber o que fazer em determinadas situações. Para isso, o site Inc. criou uma lista com 8 dicas bacanas para a geração Y fazer bonito no mercado de trabalho, aprendidas com empregados mais velhos… e experientes.
A primeira – e, talvez, a mais difícil – diz respeito ao sono. O site diz para você acordar cedo. Mas, não basta levantar da cama: “você precisa estar desperto e totalmente funcionando”, pois as empresas possuem sua própria programação que é muito mais puxada que a de uma faculdade ou colégio.
O Inc. também explica que os detalhes realmente importam. Gramática, ortografia, vestimenta e até comunicação são extremamente importantes: “Em um mundo que se move rapidamente e é cada vez mais conectado, pequenos detalhes podem se tornar grandes erros”.
Outra dica super importante do site é que “suas notas são super importantes para você, para seus pais e professores. Mas, experiência na área é o que realmente importa no mundo real”. Assim, experiência supera educação. Uma pessoa com boas experiências terá mais credibilidade e impacto, de acordo com o site.
Também vale lembrar que ser prestativo é sempre bom. O Inc. explica que pegar cafés, colocar uma água extra na geladeira para alguém beber ou atividades que podem parecer simples fazem diferença. “Essas coisas são valiosas quando acontecem e notadas quando não ocorrem”.
A próxima dica diz que compromissos vão além de se esforçar. Ou seja, não adianta nada assumir um compromisso e dizer “eu tentei” quando tudo der errado. “Executivos experientes vão esperar que você cumpra seus compromissos ou, se tiver dificuldades, avise alguém bem antes do prazo final”. Então, quando for assumir um compromisso, não o faça da boca para fora.
O Inc. também explica que não há problema em realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo: “Você pode andar e falar ao telefone ao mesmo tempo. Mas, você não pode dar atenção total a uma reunião e enviar e-mails e SMS ao mesmo tempo”. Então, esteja presente em apenas uma atividade se ela requer concentração.
Organização: esse é outro ponto muito valioso dentro de empresas. Se você for organizado, será mais ágil em suas atividades. Então, utilize todas as ferramentas à disposição para organizar suas tarefas e não ficar abarrotado.
A última dica se refere ao uso do “Por que?”. O Inc. explica que, para as gerações mais antigas, esse questionamento pode ser um pouco irritante quando relacionado a políticas, processos e ordens dadas. “O ‘por que?’ é uma ótima maneira de obter clareza e contexto”, mas isso não quer dizer que você deve dizê-lo toda vez que não gostar de algo que lhe foi pedido. “A menos que a ordem recebida seja ilegal, antiética ou imoral, a resposta para a sua pergunta deve ter pouco impacto sobre a execução do que foi pedido”.
Agora que você já sabe como se comportar em ambientes corporativos, fica mais fácil obter sucesso, não é mesmo? Então, capriche em cada um desses detalhes e boa sorte!
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